Linha do tempo da história do design, segundo Charlotte & Peter Fiell

De Stijl

A revista "De Stijl" foi uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artístico conhecido por Neoplasticismo, movimento estético que teve profunda influência sobre o design, artes plásticas e sobre a poesia.

Entre seus colaboradores estavam o pintor Piet Mondrian, o designer Gerrit Rietvield, entre outros.

Saiba mais: Wikipedia

john-heskett
John Heskett

John Heskett (1937-2014) foi professor catedrático da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong e o autor dos livros Industrial Design (1980) e Toothpicks and Logos: Design in Everyday Life (2002). Trabalhou como consultor de empresas e governos pelo mundo e foi um dos convidados da Bienal Brasileira de Design 2010, que aconteceu em Curitiba.

“Design é a capacidade humana de moldar nossos ambientes de forma a satisfazer nossas necessidades e dar sentido a nossas vidas.” John Heskett

http://johnheskett.com

“[…] a evolução de um novo estágio no design nunca substitui completamente o antigo, mas se sobrepõe a ele. Esse é um padrão que se repete ao longo da história do design. Isso não só ajuda a explicar por que existe tal diversidade de conceitos e práticas de design na sociedade contemporânea, como também levanta a questão de até que ponto mudanças semelhantes surgirão no futuro….

Linha do tempo da história do design, segundo Charlotte & Peter Fiell
Linha do tempo da história do design, segundo Charlotte & Peter Fiell

[…] O que exatamente vai ocorrer é incerto, mas os sinais são inquestionáveis – novas tecnologias, novos mercados, novas formas de organização comercial estão mudando fundamentalmente o mundo em que vivemos, e, sem dúvida, novas teorias e práticas de design terão de surgir a fim de se adaptar às novas circunstâncias. A maior incerteza, no entanto, gira em torno da questão: aos interesses de quem ele servirá?”John Heskett, no livro “Design”

Deixe uma resposta